segunda-feira, 2 de setembro de 2013

35/52 - Via Láctea Falhada / Milky Fail


Bom, esta semana estou muito desapontado com a foto... Pronto, nem sempre se pode ter super-mega-hiper fotos. A verdade é que apesar de não estar Lua, de eu ter ido para um ermo à meia noite, estava muita humidade no ar à beira-mar e isso fez com que a Via Láctea perdesse muito contraste... Aliás, nem o horizonte se consegue ver com nitidez... Essa humidade aliada à poluição luminosa tornou tudo ainda mais indefinido... Ora bem... Viver e aprender... Para a próxima será melhor! :)

-#-

Well, this week I'm very disapointed with my photo... The fact is you can't have a super-mega-hyper photo everytime. So even though the Moon wasn't up, and I went to the edge of the world at midnight, there was a lot of humidity in the air at the seaside and that determined that the Milky Way lost a lot of contrast... Even the horizon can't be seen sharp... That humidity and some light polutioon made it all less sharp... Oh well... Live and learn... Next time's a charm...

3 comentários:

  1. Primeiro que tudo apanhaste a via láctea e só por isso estás de parabéns. Quanto a definição acho que provavelmente foi a humidade que deve ter feito das suas e condensado na tua lente. Uma das coisas que li quando andei a estudar um bocadinho sobre astrofotografia é que se deve usar o pára-sol para evitar estas situações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apanhar a Via Láctea não é dificil... :) Basta um ISO elevado uma abertura ampla e algum tempo de exposição... A dificuldade está em captar o detalhe nas nuvens de poeira e gases que formam a nossa galáxia. Quanto à humidade, ela não estava no elemento frontal da objetiva... Isso eu tive sempre cuidado, nem por condensação, nem por deposição (estava sempre a limpá-la)... Se reparares, em ambos os lados da imagem vêm-se "clarões" de poluição luminosa bastante grandes... E isso é devido às gotas que andavam no ar e que tornavam tudo muito difuso... Fiquei chateado por não ter mais tempo para fotografar esse local noutra altura já que não tinha mais nenhuma hipótese fotográfica para esta semana... :( Pronto... E agora que já disse isto tudo... Obrigado pelo teu comentário... ;)

      Eliminar
    2. Sorry my bad :-P Agora que percebi que em dias de lua nova posso ver a via láctea a olho nu, também já não acho tão difícil, mas de início era bastante ahahah sim nota-se essa poluição luminosa, pensei que realmente parte da "neblina" fosse humidade condensada, mas faz sentido o que dizes. Como dizia a outra senhora "o problema é a humidade" :-D

      Eliminar