quinta-feira, 20 de junho de 2013

10 dicas para uma Sessão Fotográfica bem sucedida

Estava a pensar numas dicas para dar a um amigo e lembrei-me que por muito modesto que seja este contributo poderá ajudar muita gente e por isso decidi partilhar... Aqui ficam as minhas 10 dicas (há muitas mais) para tornar uma Sessão Fotográfica num autêntico sucesso...

#1 - Preparação, Preparação & Preparação

Já alguma vez lhe aconteceu ir para um local para uma Sessão e só no final da viagem é que reparou que se esqueceu de carregar a bateria da câmera? pois bem, não se esqueça de que todo o seu equipamento deverá estar preparado no dia anterior (baterias carregadas, cartões limpos e formatados, objetivas limpas, pilhas alcalinas para os flashes, etc, etc, etc). Faça uma checklist e corra-a no dia anterior para se certificar que não se esquece de nada. Prepare-se para qualquer eventualidade, mais vale levar a mais do que levar a menos.

Mas de nada serve levar todo o equipamento se não o conhecer como a palma das suas mãos. Por isso é sempre melhor testar todo o seu equipamento e saber de olhos fechados quais são as suas limitações, pontos fortes, pontos fracos, "manias de funcionamento", etc... Mas o que é provavelmente a ferramenta mais dificil de conhecer é a luz que se tem para trabalhar, por isso seja ela natural como num nascer do Sol ou em flash, é preciso conhecer a luz para se poder tirar o melhor partido da mesma. É necessário saber o que fazem os modificadores de luz que se tem para colocar nos flashes, é necessário saber o que acontece às sombras se viramos a cara ao modelo/cliente, é necessário saber controlar a intensidade e a qualidade da luz... E este é um dos passos tecnicamente mais exigentes na preparação...

Para além destas questões materiais associadas ao kit de fotografia, deverá ter presente uma lista (mental ou não) das imagens que pretende registar e inclua nessa lista, pelo menos uma foto que terá um efeito "Tcharan" que o diferenciará de todos os outros fotógrafos.


#2 - Envolva o Cliente/Modelo no processo

Independentemente de o fotógrafo ter ideias próprias deve também atender às ideias e necessidades do cliente, demonstrando-lhe se estas não resultam e executando-as caso resultem.
Durante todo o processo o cliente deve ser acompanhado, mantendo sempre a comunicação entre as duas partes. Mesmo que algo esteja a correr mal deve-se falar para que todos estejam envolvidos.
De vez em quando, aproveitar para, durante pequenas pausas, mostrar ao cliente/modelo como é que as fotos estão a sair. Assim ele sabe que o que está a fazer está correto e não só permite desde logo ter uma noção de quais são as fotos que o cliente/modelo mais gosta podendo servir como uma pré-seleção para a fase de edição.


#3 - Conheça o Cliente Previamente

Uma ótima maneira de criar laços com o cliente e perceber quais são as suas expetativas para a Sessão Fotográfica é se o conhecer antecipadamente. Combine um cafézinho e fale, mostre-lhe o seu portfolio, discutam ideias, e na medida dos possiveis, tornem-se amigos. Isso irá facilitar o workflow e a comunicação no dia da Sessão Fotográfica.

#4 - Adopt, Adapt & Improve (by Monty Python)

Já alguma vez viu o sketch dos Monty Python em que um ladrão entra num banco e pede para lhe abrirem o cofre enquanto empunha uma arma de forma "ameaçadora", apenas para o empregado o informar que afinal aquela é uma loja de lingerie e que não tem grandes pilhas de dinheiro em cofres nem em sacos fáceis de carregar mas sim, cuecas, soutiens e outros items afins? (se a resposta foi negativa clique já neste link). Bom, o que interessa é que se lhe acontecer qualquer adversidade deve tentar interiorizá-la, adaptar-se a ela e melhorá-la. Ou seja, imagine que de repente começa a chover numa sessão de exterior, em vez de correr para um abrigo (certifique-se que o seu equipamente não frita entretanto), porque não alterar rapidamente o seu setup de luz por forma a retroiluminar as gotas enquanto o seu cliente/modelo  dança ou salta sobre uma poça.

Afinal de contas, "se a vida lhe der limões, faça limonada"!

#5 - Seja Profissional/Confiante

Chegue mais cedo, a sua imagem pode ficar manchada se chegar atrasado a uma Sessão Fotográfica, por isso é de evitar, no entanto há atrasos que são perfeitamente aceitáveis, como perder-se, ou ter um acidente, etc. O importante é manter o cliente/modelo informado.

Outra faceta que irá contribuir para a sua imagem de profissionalismo é a confiança, e neste campo deve demonstrar confiança não só em si como também no seu modelo/cliente. Este será muito mais prestável se souber/achar que você está confiante com o seu desempenho. Incentive-o...

#6 - Mostre um sorriso

Ninguém gosta de ser fotografado por uma câmara sem emoções, por isso um sorriso por detrás da câmara fará milagres. Por um lado irá descontrair o cliente/modelo por outro irá também ajudar a ganhar a sua confiança desenvolvendo-se uma relação que é importantissima para o sucesso da sessão fotográfica. Um sorriso irá criar outro sorriso e de repente o trabalho passa a diversão.

Se se tratar de uma sessão infantil esta questão é ainda mais importante, já que, dependendo da idade da criança ela achará muito estranho que você se esteja a cobrir por detrás de uma maquineta preta com um nariz muito comprido :). Nesse caso é ainda importante ocasionalmente mostrar a sua cara e as suas expressões faciais à criança para que ela não perca esse elo humano.

#7 - Diversificar ambientes

Quer seja através da mudança de fundos, de roupa, de localização, ou ainda de iluminação é imprescindível mudar o ambiente da sessão fotográfica. Ninguém (salvo raras exceções) quer ter uma sessão fotográfica em que todas as fotos são semelhantes mudando apenas o sorriso ou o perfil da face que está a ser fotografado.
Esta situação também é válida para a fase de pós-produção. Nela podem ser empregues diferentes estilos de edição (mas de uma forma coerente) que servirão para aumentar a diversidade (e consequente o grau de satisfação do cliente/modelo) da sessão fotográfica.

#8 - Can't Touch This!

Eu sei que muita gente irá discordar de mim, e esta é uma "dica" que pode estar carregada de controvérsia, mas por norma eu não toco no modelo/cliente e aconselho todos os fotógrafos a não tocar. Para além de não ser necessário, poderá criar tensões e mal-entendidos desnecessários. Se eu quero que o modelo/cliente faça uma pose diferente, eu comunico com ele/ela e se mesmo assim não me estiver a fazer perceber, eu exemplifico comigo mesmo fazendo eu a dita pose. Esta questão é tão mais importante no caso de Sessões Fotográficas de Nu, em que eu ainda aconselho mais: Não vá sozinho, leve mais alguém consigo... Um assistente de luz, um make-up artist, o seu cônjuge, um amigo em comum, etc (pergunte sempre com antecedência se o cliente/modelo não se importa com isso, geralmente não se importam)... É sempre bom ter uma "testemunha"... O que me leva a...

#9 - Quantos mais melhor...
Se por um lado você levar alguém para a Sessão Fotográfica poderá dar-lhe a si mais segurança, por outro também o cliente/modelo terá mais segurança e à vontade se levar alguém por isso, deixe-o à vontade para que convide ou tenha presente alguém para o ajudar a relaxar durante a Sessão pode ser o cônjuge, um familiar, o namorado, etc. etc... E trate-os com o mesmo respeito com que trata o seu cliente/modelo ouvindo as suas ideias caso as tenham (ver dica #2).
Note que gente a mais também pode ser nocivo para a produtividade e por isso deverá ter um pouco de bom senso quanto ao número... Sim eu sei que o titulo desta dica é "Quantos mais melhor", mas também tem reticências... :)

#10 - O seu cliente/modelo está confortável?
Não se esqueça que o seu cliente/modelo tem de estar sempre confortável quer seja numa sessão de nu, em que convém ter o aquecimento ligado e durante as pausas um robe sempre à mão, ou numa sessão de exterior, em que o cliente deve ter as condições necessárias para resistir ao mau/bom tempo (sol em demasia também faz mal) ou ter à mão um local para poder trocar de roupa, caso seja essa a situação. Não se assuste, poderá ser perfeitamente a casa de banho de um café. Certifique-se apenas de que fala com o proprietário ou responsável do café para lhe explicar que é um fotógrafo que está nas imediações a fazer uma sessão fotográfica e se não se importa que o cliente/modelo use a sua casa de banho para fazer a troca de roupa, em contrapartida poderá fazer algumas pausas mostrando as fotos ao cliente/modelo (dica #2) enquanto bebe um café, ou uma água bem fresquinha - atenção à quantidade de cafés e o seu estado de nervosismo, mas isso é outra história...


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